Transforme Valorize

PRESSOTERAPIA SEQUENCIAL

Pressoterapia, Linfo Jet DGM EletrônicaA drenagem linfática é uma massagem suave e lenta, que ajuda a reduzir a retenção de liquido no corpo e diminui os inchaços, auxiliando assim na redução da celulite e no aparecimento de varicosidades. Os efeitos fisiológicos da drenagem são vários, inclusive o aumento e a reabsorção de proteínas, promovem a desintoxicação dos meios intersticiais, aumenta a velocidade da linfa, relaxa a musculatura, beneficia a filtração e a reabsorção de proteínas nos capilares linfáticos, auxilia na distribuição de hormônios e medicamentos no organismo, acentua a defesa imunológica entre outras (ELWING, 2010).

A pressão mecânica da massagem elimina o excesso de líquido e diminui a probabilidade de fibrose, expulsando o líquido do meio tissular para os vasos venosos e linfáticos. A drenagem linfática é uma função normal do sistema linfático. Mas, se por algum motivo, essa drenagem for insuficiente, deve ser auxiliada por meios externos. Portanto, a drenagem pode ser realizada de quatro maneiras: manual, corrente galvânica, eletroestimulação sequencial e pressoterapia.

Nesta publicação estaremos falando sobre a pressoterapia sequencial, um método terapêutico que utiliza componentes pneumáticos colocados em mangas anatômicas especiais aplicado em locais como pernas, pés, joelhos, braços e lesões abdominais. Estes componentes, em forma de câmaras de ar, são colocados paralelos e sobrepostos, o qual garantem uma pressão progressiva de baixo para cima evitando assim, estagnação ou inversão do fluxo de ar.

Quando a primeira câmara de ar atinge o valor de pressão programado, inicia o enchimento da segunda câmara de ar e assim sucessivamente até a última. Na sequencia, todas as câmaras de ar serão esvaziadas simultaneamente, iniciando-se em seguida um novo ciclo. A pressão das câmaras de ar movem o fluxo venoso e linfático no sentido distal para o proximal.

A pressoterapia é um método fisioterapêutico que utiliza uma massagem pneumática na direção do fluxo circulatório, ativa o retorno venoso e é normalmente utilizado em insuficiências venosas, amputações de extremidades, comprometimentos linfáticos, entre outros. (BORGES, 2010).

A pressoterapia ocorre por hidrodinâmica, uma maneira mais simples de drenar um conduto deslocando o fluido no mesmo sentido do fluxo, exercendo a pressão no trajeto desse. De que forma isso ocorre? Qualquer tipo de compressão externa que promova um diferencial de pressão entre as extremidades pode deslocar o fluido contido num duto, o que pode ter como resultado final a redução da pressão no seu interior e, assim, a facilitação da entrada de novo conteúdo por diferença de pressão.

O equipamento de pressoterapia promove uma massagem pneumática, por meio da introdução do segmento corpóreo em artefatos pneumáticos (botas, luvas e cintas), formados por várias zonas independentes entre si, os quais inflam e desinflam, de forma sequencial. Através do compressor que introduz ar em aplicadores especiais, com o propósito de gerar estímulos circulatórios. O compressor está associado a uma unidade de controle central, em que se fazem as modulações necessárias quanto à pressão, o tempo de compressão, tempo total de tratamento, etc.

O Linfo Jet, um equipamento de pressoterapia DGM Eletrônica, atua de forma multicompartimental, onde ocorre divisão de compartimentos, confeccionados em sobreposição para evitar garrote entre uma câmara e outra, sendo compartimentos que se enchem separadamente. A pressão intermitente pode ser realizada, inflando os compartimentos de distal para proximal e se reduz gradualmente em cada compartimento, a fim de simular os movimentos da massagem manual para redução de edemas.

Como efeitos fisiológicos e terapêuticos irá ocorrer o favorecimento da circulação de retorno, tanto linfática quanto venosa, a estimulação da reabsorção dos líquidos intersticiais e de toxinas retidas, após ser realizado o desbloqueio dos linfonodos, melhora a drenagem linfática, reabsorção dos edemas, promovendo efeito antiálgico e relaxante

INDICAÇÕES:

- Celulite
- Obesidade
- Linfedema pós- mastectomia
- Pós cirurgia plástica (lipossucção/lipoescultura)
- Prevenção de TVP – trombose venosa profunda

CONTRA-INDICAÇÃO

- TVP (trombose venosa profunda)
- Infecções nas pernas ou áreas tratadas
- Doença cardíaca (do coração)

Pressoterapia, Lifojet DGM Eletrônica

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>